terça-feira, 24 de março de 2009

Catinho da Leitura

Na quinta feira passada, a professora de Área de Integração contou nos uma história bastante engraçada (João sem medos) que vivia numa cidade cujo o nome era chora que logo bebes...
Também leu uma pequena carta de uma menina que andava na faculdade, que escreveu para os pais de uma forma muito ironica.
penso que a turma gostou das história pois a última estava bastante engraçada....

segunda-feira, 23 de março de 2009

A primavera postado pela Professora Fátima Campos

No dia 22, lembrei-me de falar do dia 21... O dia em que chega a Primavera, mas também o dia da marioneta, Dia Mundial da Floresta, Dia da Trissomia 21 e Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial...

Desejo, a todo o nosso grupo de trabalho, professores e alunos, que esta Primavera, traga consigo, muitos sonhos, ideias e projectos...

Enquanto educadores e futuros educadores, devemos todos transmitir, que os projectos, que mobilizam ideias e sonhos, devem ser uma constante na nossa vida pessoal e profissional...

Falando em sonhos, as marionetas, são objectos que manipulam a realidade, rumo a um mundo de fantasia e de imaginação... pequenos seres, maravilhosos e desarticulados, encantam grandes e pequenos, com uma forma de expressão muito própria...

Dia do teatro

sexta-feira, 20 de março de 2009

Pequeno resumo


Bem na semana passada eu e o meu grupo de T.P.I.E elaboramos uma história um dia importante, uma história que tinha de conter 30 palavras.
Essa actividade foi bastante engraçada apesar de ter alguns erros.
No meu caso a minha professora disse- me que tenho que expressar melhor a miha voz...
Pois e verdade eu sou um bocadinho envergonhada...Mas também acredito que da que a 3 aninhos saberei expressar melhor.

Pai


Papa
Papá,o que tenho te dar
Não é nada de valor
Mas sei que vais gostar
Pois dou-te com muito amor.

É uma pequena surpresa
Mais um bonito cartão
É tudo muito importante
Foi feito pela minha mão.

Embrulho tudo isto
Em papel lindo com um laço
E hoje dou ao meu pai
Mais um beijo e um abraço



Amote papa

Dedico este poema ao meu maravilhoso Pai.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Projecto Kid's Guernica


Trbalho de Expresão plástica~
Professor Rui Ermetão


Uma iniciativa destinada às crianças e jovens do Distrito de Setúbal, que nesta edição se associa às comemorações do 60.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada a 10 de dezembro de 1948, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Paris.

Tal como na edição anterior, as Escolas do Distrito de Setúbal são convidadas a aderir ao projecto, estimulando discussões, debates e ilustrações sobre os direitos do homem, sobre a paz e a sua simbologia, entre as crianças que participam no projecto. Na segunda fase, o grupo de alunos escolhido por cada escola ilustrará uma pintura alusiva ao tema “Direitos do Homem”. O trabalho é apresentado ao Júri Local de Selecção, em formato A1, acompanhado de um pequeno relatório com fotografias. O Júri selecciona entre todos os trabalhos o que será executado em tela com as dimensões da emblemática pintura de Picasso: Guernica (7,8mX3,5m).

O projecto Kid’s Guernica é um projecto artístico internacional criado, em 1995, por Tom Anderson, professor de história de arte, depois prosseguido no Japão por Tadashi YASUDA presidente da Associação Art’Japan, de Kyoto. A proposta consiste na criação de uma tela que simbolize, com plena liberdade pictórica, os valores da Liberdade, da Igualdade na dignidade e direitos, Fraternidade, Solidariedade, Paz, sem distinção, nomeadamente de cor, de sexo, de língua, de religião, de opção política e ideológica, de opinião pública ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação, que reenvia à própria essência da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

À semelhança de outros grupos de crianças e jovens de numerosos países já realizaram pelo menos uma obra no âmbito do projecto Kid´s Guernica, também as crianças e jovens portugueses, através da AMRS, tiveram oportunidade de pintar a sua tela em 2005, agora em exposição no Fórum Cultural do Seixal.

Calendário da Criação

Até 16 de Maio – Apresentação dos trabalhos finais ao Comité Organizador

Até 1 de Junho – Júri de selecção escolhe a obra a executar

Entre 10 de Junho e 10 de Julho – Realização do Painel Escolhido

quarta-feira, 18 de março de 2009

A semana


Olá queridos amigos , bem passei aqui para vós diezer que em T.P.I.E estamos a elaborar uma história inventada por nós uma actividade bastante engraçada...

***

segunda-feira, 16 de março de 2009

Criança da pena


Hoje na aula de T.P.I.E visualizamos uma pequena reportagem, (criança da pena) uma menina de 8 anos que vivia numa pequena aldeia.
Uma reportgem que nós faz pensar pois, não é todos os dias que debatemos com uma criança que vive numa aldeia, longe da confusão, que sabe apresiar a natureza tal como ele é.
Uma criança lutadora pois não é fácil a rotina da Mariana de mãnha vai á escolinha com os seus colegas vizinhos e a tarde ajuda os pais no rebanho.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Lengalengas

Catinho da Leitura:

Aqui está a casa que fez o João. Aqui está o saco do grão e feijão que estava na casa que fez o João. Aqui está o rato que furou o saco de grão e feijão que estava na casa que fez o João. Aqui está  o gato que comeu o rato que furou o saco de grão e feijão que estava na casa que fez o João. Aqui está o cão que mordeu o gato que comeu o rato que furou o saco de grão e feijão que estava na casa que fez o João

terça-feira, 10 de março de 2009

Dia da apresentação as 3 irmãs




Bem queridos amigos esta fotinha já tem algum tempinho, foi no dia em que apresetamos a história das 3 irmãs, gostei muito deste trabalho pois apresentamos de uma forma diferente em fatoches.
A história foi bastante criativa, tentamos dar o nosso melhor, penso que conseguimos atingir com os objectivos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

A mãozinha Da Su


Olá queridos amigos, está semana correr bem. Começando logo por citar, a segunda feira em que elaboramos, as pinturas facias foi muito divertido, aqui está a imagem que reperesanta o evelhecimento que fez na mãozinha da Soraia, não se destaca muito mas foi o que consegue fazer. Ao longo da semana correu bem, sexta feira elaboramos o teste de Língua portuguesa, contundo não me correu bem até porque não estudei muito...

A minha historia- Um dia importante (com as 30 palavrinhas)


Uploaded on authorSTREAM by nabila_stb



Trabalho realizado por:
Andreia andrande
Nábila Ingles
Núria Cepeda
Soraia Oliveira

domingo, 8 de março de 2009

Tão lindo



Ontem achei muito interessante uma notícia, que a minha mãe falou me sobre uma bébe negro de olhos azuis, achei muito interessante pois é uma coisa rara.

Seu nome é Larren Galloway, á única coisa que se sabe dele é que os seus pais são afro americanos e a sua família teve que fugir de New Orleans depois do furacão Kaatrina.
O Autor dessa Imagem é fotógrafo ´que fez outros clicks de Laren.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Semana de 26, de FeVEREIRO.

Bom, meus queridos amigos, está foi só 2 dias de aulas... Pois tivemos 5 dias de férias (que bom).
Concluímos o trabalho de Sociologia, é tivemos a concluí a méteria de S.I´....